Yoga – Emagrecimento Saudável

Yoga emagrece

Os exercícios do Yoga, os chamados asanas ou posturas, atuam também para estimular o nosso metabolismo, regularizando a produção de hormônios e atuando na tireoide, a glândula que é a principal responsável por nosso estado geral, principalmente quando falamos em excesso de peso.

O que a humanidade está descobrindo atualmente nessa prática é que é possível, sim, emagrecer com a Yoga. A boa prática dos exercícios também ajuda a eliminar gorduras, pois trata não só dos movimentos externos, mas dos órgãos internos, auxiliando no bom funcionamento da digestão, da circulação e a oxigenação de todo nosso corpo.

O Yoga é uma prática que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos atrás, atuando no controle tanto dos movimentos quanto na ansiedade, na revitalização dos centros energéticos de nosso corpo e no autocontrole que podemos ter sobre fatos e situações que enfrentamos no dia a dia.

Yoga queima calorias

Uma hora de Yoga pode queima 500 calorias, a mesma quantidade que pode ser eliminada no mesmo tempo de exercícios de musculação. Isso, quando falamos de Power Yoga, um estilo mais agressivo dessa modalidade que contempla mais a pausa, os exercícios e posturas suaves e mais concentrados. A Hatha Yoga pode eliminar cerca de 250 calorias em uma hora, o equivalente a uma caminhada com o mesmo tempo.

O melhor fator que a Yoga pode trazer ao nosso organismo, no entanto, é o autocontrole. Como exige que nos concentremos durante sua prática, isso acaba influenciando todo o nosso comportamento, durante todo o restante do dia. A prática vai sendo assimilada aos poucos e, quando menos percebemos, estamos nos fiscalizando com relação à ingestão de nutrientes e nos preocupando com o estado geral do nosso corpo.

Esse autocontrole também ajuda em outros processos que possamos alimentar, como a ansiedade, um fator que influencia diretamente na alimentação. Grande parte das pessoas que sofrem de ansiedade, buscam primeiro no alimento, e os primeiros que surgem à sua frente, um paliativo. O que resulta em gorduras a mais do que o necessário para nosso corpo, que vai acabar se acumulando no organismo.

Yoga cria um maior controle mental

Uma coisa é queimar calorias. Isso leva tempo. Se você quer eliminar 500 calorias deve fazer exercícios durante uma hora. Se você pretende perder 350, por exemplo, precisa fazer uma hora de caminhada.

O processo inverso é totalmente diferente: quando você come um bom pedaço de bolo ou de torta, está automaticamente repondo essas calorias. Então, de nada adianta lugar para queimar calorias e sua mente não consegue se furtar as delícias do paladar.

yoga autocontrole

A Yoga, trabalhando no autocontrole, vem ao encontro dessa necessidade que nossa mente possui. São práticas introspectivas, que vão fazer a pessoa ir ao encontro de seu próprio eu, criando uma autoanálise necessária para o controle da mente.

Enquanto a ginástica trabalha de uma maneira mais agressiva, principalmente quando você quer o crescimento de massa muscular magra, enquanto elimina as gorduras em excesso, você não está trabalhando diretamente com o controle de sua própria mente. E esta é a grande vantagem da Yoga, ela traz uma mudança de atitude mental, faz com que você mantenha o controle sobre sua vontade.

O funcionamento da Yoga para a melhoria do organismo são os asanas, as posturas ensinadas por essa milenar arte. Enquanto se trabalha com os asanas, existe um processo de respiração que deve ser respeitado. Segundo os indianos, as posturas representam as situações do dia a dia, ensinando como agir perante elas.

Quando nos deparamos com uma situação imprevista ou estressante, nossa primeira reação é suspender a respiração, o que provoca imediatamente a ansiedade. Os asanas nos colocam frente a situações em que temos que trabalhar a respiração, fazendo com ela funcione normalmente, profundamente, ativando nosso metabolismo e gerando maior força de vontade, maior empenho em nossa busca por nossos objetivos.

Fazer Yoga, no entanto, precisa de um bom orientador. Para a completa utilização de todos os benefícios que pode nos conceder, não adianta que pratiquemos Yoga simplesmente com nossos instintos. Trata-se de uma técnica que deve ser bem conhecida e dominada. Exige equilíbrio de mente e de corpo.

Os seus benefícios são duradouros. Vale a pena você começar.