Semente de Chia: Emagrece

Sua origem é mexicana, mas a fama dessa semente vem ganhando o mundo todo, além dela vir conquistando cada vez mais adeptos e fãs. Estamos falando da chia, popular até mesmo nas civilizações antigas, que a consumiam com a expectativa de aumentar a força e a resistência física!

Nos últimos tempos ela estourou, sendo indicada por vários especialistas em nutrição por causa das suas propriedades de emagrecimento. Além disso, a pequena semente apresenta outros muitos benefícios para quem se aventura a torna-la parte de seu dia a dia. Você tem interesse em entrar para esse time? Então vamos lá!

Por que Chia ajuda a emagrecer?

A chia age de três formas diferenciadas dentro do nosso corpo e todas convergem para facilitar a perda de peso. São elas…

  • A capacidade de nos saciar, graças a sua característica mulcilaginosa, que as fazem ser riquíssimas em fibras. Essas fibras quando entram em contato com a água formam um gel poderoso no estômago, capaz de desacelerar muito o processo digestivo como um todo. Assim a satisfação na hora da refeição chega mais rapidamente e demora para ir embora;
  • A capacidade de combater inflamações, graças ao ômega 3 presente na composição da chia, capaz de evitar inflamações no nosso organismo que acabam confundindo o senso de fome do cérebro;
  • A capacidade de nos desintoxicar, já que por ser altamente fibrosa a chia regula e até aumenta o trânsito intestinal, limpando o organismo através do alto volume de fezes liberado;

Essa pequena semente apresenta outras muitos motivos para ser consumida também! Quer alguns?

  • Ela ajuda no controle da glicemia;
  • Ela reduz as taxas de colesterol;
  • Ela ajuda muito na nossa formação óssea;
  • Ela auxilia na prevenção do envelhecimento precoce;
  • Ela melhora a nossa imunidade;

Existem contraindicações?

Não existe um grupo específico de pessoas que não possa consumir a chia. O único risco é que ela acabe fazendo a pessoa engordar, porque é altamente calórica. Pode parecer contraditório afirmarmos que ela ajuda a emagrecer, mas de fato ela tem esse poder, só que quando usada em quantidades pequenas!

Como consumir?

A chia pode ser encontrada em três versões: in natura, como semente, em óleo ou como uma farinha. Seja qual for a sua escolha, é bom que se saiba: o funcionamento dela está atrelado ao consumo correto, então você só poderá comê-la 30 minutos antes do café da manhã e de outra refeição. As opções aqui são almoço e jantar.

O grão de chia pode ser consumido puro, mas vale a pena misturá-lo a frutas que você goste. A quantidade ideal é uma colher de sopa, nem mais, nem menos.

Se você preferir o óleo saiba que ele tem uma desvantagem perante as outras duas versões: não conta com as fibras. Os outros componentes benéficos lá estão, claro, e a indicação é usá-lo como tempero, não passando também da quantidade limite de uma colher de sopa.

Com a farinha de chia também se mantém a mítica uma colher de sopa, mas nesse caso você pode adicioná-la em iogurtes, vitaminas e até em algumas saladas, dependendo do seu gosto.

Como se pode ver são muitas opções e muitos benefícios em uma única sementinha. Você se interessa? Já testou? Não deixe de nos contar nos comentários, viu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *