Fazer Musculação Para Emagrecer

Treinamento de musculação para emagrecer

Fazer musculação para emagrecer precisa de certos cuidados. Se você começa a fazer sozinho, sem uma orientação mais direcionada, poderá ganhar massa muscular, que vai lhe trazer mais peso, mas também vai manter a gordura. E isso você não vai querer: um corpo bombado, mas pesado!

O treinamento de musculação com cargas mais leves e com um maior número de repetições, no entanto, vai definir a musculatura, promover o crescimento da massa muscular e, ao mesmo tempo, queimar gorduras. Quando nosso corpo tem um sobrepeso, normalmente a musculatura é menor e o espaço ocupado vem exatamente daquilo de que queremos nos livrar: o excesso de gordura. Então, logicamente, enquanto queimamos a gordura com exercícios mais leves, estamos fortalecendo os músculos e fazendo-os mais rígidos, mais fortes, que vão definir melhor a silhueta à medida que emagrecemos.

A musculação traz um grande benefício: aumenta o metabolismo de quem pratica o que vai usar justamente as gorduras que estão em excesso. Isso acontece porque o corpo realiza o processo da glicogênese, ou seja, utiliza a gordura para repor as calorias perdidas enquanto se faz o treinamento. Assim, com o metabolismo acelerado, você ainda vai continuar queimando gordura muito tempo depois do treinamento.

Claro que você não pode fazer simplesmente musculação para queimar gorduras, é preciso, ao mesmo tempo, reduzir uma atividade que faz engordar: a alimentação. Não vai adiantar nada queimar gordura e repor enquanto come. Quando precisar emagrecer, pense primeiro na alimentação, depois na atividade. O que você come deve conter os nutrientes necessários para se mantiver forte e saudável, eliminando tudo o que pode trazer gorduras para o organismo.

Exemplos para emagrecer e fortalecer os músculos

Para poder emagrecer e fortalecer os músculos é necessário intercalar os exercícios anaeróbicos, aqueles que precisam de nossa força muscular, com os aeróbicos, os exercícios de resistência. Assim, em vez de descansar após o exercício anaeróbico, você continua com os aeróbicos.

Caso você tenha costumes sedentários, comece aos poucos, não tenha pressa em perder o peso e se fortalecer. Faça com todo o cuidado para manter a própria saúde e não ter problemas musculares.

Veja alguns exemplos e a quantidade de calorias que você pode perder numa pequena amostra de atividades:

  • Caminhada de uma hora: numa caminhada moderada de apenas uma hora você pode perder até 300 kcal. Caminhando 5 dias por semana, a perda é de 1500 kcal. Se você estiver fazendo pelo menos meia hora por dia de musculação mais intensa, também pode perder a mesma quantidade, dependendo do seu metabolismo;
  • Musculação aumenta a massa magra: uma musculação bem direcionada vai aumentar a sua carga muscular e acelerar o seu metabolismo em até 25 vezes mais do que a massa de gordura. Desta forma, é fácil perceber que, quanto maior a massa muscular, mais acelerado se torna o seu metabolismo, o que vai ajudar no consumo calórico e fazer queimar gorduras;
  • Exercícios aumentam o metabolismo: mesmo depois de uma hora após os exercícios, o seu metabolismo estará pelo menos 15% mais acelerado, eliminando um máximo de 15 kcal. Quando você faz exercícios constantemente, mantém o metabolismo acelerado em até 15 horas, queimando 7% mais de calorias;
  • Massa muscular consome mais calorias: se você consegue aumentar a sua massa muscular em pelo menos 1 kg, estará consumindo pelo menos 15 kcal por dia. No final de um período de 6 meses, por exemplo, terá eliminado pelo menos 4200 kcal. Fazendo atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana, você pode eliminar até 3 kg de gordura em 3 meses, ou 12 semanas.

A musculação é um processo que contribui em tudo para manter a saúde de nosso organismo: vai melhorar as funções locomotoras, promover melhor digestão, eliminar gorduras, elevar o metabolismo no repouso e fazer de você uma nova pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *