Exercícios Para Emagrecer O Rosto

Como emagrecer o rosto

O rosto, certamente, é a parte do corpo mais difícil de trabalhar num processo de perda de peso. Ainda por cima, é a primeira parte do seu corpo que aparece. E o corpo trabalha de uma maneira que nos cria problemas em dietas de emagrecimento: a gordura perdida na dieta é tirada na ordem inversa do processo de engordar, ou seja, se o seu rosto foi o primeiro a armazenar gordura, ele será o último a perder. Os exercícios para emagrecer o rosto (específico) estão logo abaixo.

Mesmo assim, a composição da pele é que nos dá a aparência de juventude, de jovialidade, e as gorduras que temos acima dos músculos faciais é que completam a pele e lhe dão firmeza e elasticidade.

Há grandes diferenças entre os rostos masculinos e os femininos. Enquanto os masculinos não apresentam tanta gordura, os femininos podem acumular mais, dando a impressão de rosto gordinho, que muitas mulheres detestam. Essas gorduras acumuladas, muitas vezes, são resultado de excesso de açúcar e de sal, quando a bolsa retém os líquidos e dá a impressão de mais gordura.

Para aliviar isso tudo, o primeiro passo para emagrecer o rosto é controlar o sal e o açúcar consumidos, além de eliminar produtos industrializados, não fumar, não tomar álcool e ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, para hidratar bem a pele.

Vamos seguir algumas dicas que são importantes para emagrecer o rosto:

  1. Exercícios aeróbicos: 5 sessões de exercícios aeróbicos por semana vão ajudar a eliminar as gorduras do corpo todo, incluindo as do rosto. Muito mais seguro que usar cosméticos que afetam a pele e acabam não resolvendo o problema.
  2. Cuidar bem da dieta: comer frutas e vegetais frescos, incluir castanhas, sementes e brotos na alimentação, tomar muita água por dia, tudo isso ajuda no processo de emagrecimento, inclusive do rosto. Os nutrientes saudáveis ajudam a limpar o intestino e desintoxicar o fígado, melhorando seu metabolismo e ajudando a limpar os poros. A limpeza dos poros promove a circulação sanguínea e limpa a pele toda, eliminando gorduras.

Exercícios para emagrecer o rosto

Seguindo as dicas acima você vai conseguir entrar num processo que irá emagrecer o rosto, mas isso só não basta. Existem exercícios específicos que são feitos para reduzir a gordura do rosto. Veja alguns deles:

  1. Reduzir as bochechas e a papada: faça movimentos com a boca, como se estivesse sugando. Este tipo de exercício é o mesmo que, inconscientemente, faz o fumante, quando suga a fumaça do cigarro, por isso é que fumantes tem as bochechas mais encovadas. Mas você não precisa fumar – aliás, deve evitar. Basta fazer esse exercício por 20 vezes, repetindo-os durante o dia, sempre que tiver oportunidade.
  2. Coloque a cabeça para trás, até que seu pescoço fique bem esticado. Pressione do queixo para baixo, com a mão, deslizando até o colo. Repita esse movimento pelo menos umas 20 vezes, sempre deslizando para baixo. Isso vai criar uma maior circulação sanguínea na região e ajudar a eliminar a papada.
  3. O sorriso é um excelente exercício para o rosto, quando feito naturalmente, mas também pode ser forçado. Faça um sorriso exagerado e mantenha-o por 3 a 4 segundos, voltando à posição inicial. Repita esse sorriso entre 20 a 25 vezes (exercício facial não cansa).
  4. Para reduzir a papada, outro exercício fácil de ser feito e que pode ser realizado a qualquer momento, é colocar a língua dobrada sob o palato e empurrar para cima, segurando por 2 ou 3 segundos. Esse movimento vai trabalhar os músculos da mandíbula.
  5. Masque chicletes, esse é um excelente exercício para emagrecer as bochechas. Mas, cuidado: procure chicletes que não contenham açúcar. Não vai adiantar fazer exercícios e ingerir açúcar ao mesmo tempo.
  6. Faça movimentos com a boca como se estivesse dizendo as letras X e O. Você vai sentir toda a musculatura da face se mexendo e isso vai ajudar a eliminar as bochechas.

Lembre-se que exercícios com o rosto cansam muito menos que os do corpo. Assim, procure também fazer exercícios físicos, que movimentem o seu corpo e eliminem todas as gorduras. O rosto não emagrece sozinho, ele faz parte do seu corpo.