Estresse – O Que Fazer Quando Te Ataca?

Como Conviver Com Estrtesse?

No Mundo atual, ninguém está livre de passar por esse problema que se tornou o mal do século na vida de muitas pessoas. O estresse está presente em nosso dia a dia de uma forma cada vez mais constante.

Seja no transito caótico ou na correria do trabalho, problemas no relacionamento, acontecimentos traumáticos, enfim, uma série de situações que acabam te predispondo a existência do estresse em sua vida.

O estresse nada mais é do que uma resposta do organismo aos fatores que condicionam a manutenção da vida. Por isso, dependendo da forma como se expressa, o estresse também pode ser visto como algo positivo.

Para que ele surja em nossa vida dessa forma, é preciso ficar alerta e não permitir que o estresse traga consequências negativas para nossa vida.

Embora não pareça mas o estresse pode se tornar tão maléfico à nossa saúde quanto uma doença física como uma gripe ou até mesmo um câncer, podendo dessa forma trazer prejuízos que você nunca imaginou que poderia acontecer.

Efeitos Fisicos causados pelo Estresse

Os principais efeitos físicos decorrentes do estresse são:

  • Aumento da pressão arterial
  • Aumento das chances de derrame
  • Infecções
  • Desordens alimentares como ganho ou perca de peso de forma excessiva
  • Insonia

Mas existem algumas formas de estar combatendo esse mal, por isso leia com atenção e entenda que para o estresse existe solução basta você querer.

1º Passo- Combata a insegurança

Ninguém se sente completamente seguro, e nesse momento o estresse acaba encontrando o meio certo para estar se instalando em sua vida. Para combater esse problema passe a compartilhar suas aflições, suas angustias, seja com parentes ou amigos, essa é a melhor forma para estar evitando a insegurança.

2º Passo- Fuja do pensamento negativo

Não fique pensando de forma negativa, pois o negativismo pode deixar você esgotado e com isso o estresse vai acabar aparecendo de qualquer forma.

Seja qual for a situação que esteja passando, procure a melhor solução pra resolve-lo pois assim você estará evitando o estresse da melhor forma possível.

3º Passo- Evite a rotina cansativa

O dia a dia no trabalho, a criação dos filhos, o cuidado com os pais idosos, todas essas situações podem se tornar uma verdadeira causa para seu estresse aparecer.

Para que isso não aconteça, reserve um tempo para você relaxar, procure descansar bastante, estabelecendo o que e mais importante para você e com isso adote um estilo de vida modesto, pois assim estará cada vez mais distante do estresse.

4º Passo- Enfrente da melhor forma os problemas de relacionamento

Problemas com colegas de trabalho ou então com o companheiro em casa pode se tornar a principal causa do seu estresse. Com isso, diante dessas situações fique calmo e tente resolver as diferenças em particular sem ferir a dignidade da pessoa envolvida.

Procure entender o ponto de vista da pessoa e não tire conclusões precipitadas, pois assim você estará agindo de forma racional evitando um futuro estresse em sua vida.

5º Passo- Pratique exercícios físicos

O exercício físico é a melhor saída para fugir de situações estressantes. Procure fazer atividades que lhe proporcione maior prazer e bem estar. Como sugestões podemos citar a caminhada, ginastica aeróbica, natação, yoga, etc.

Mas atenção, é importante que você comece devagar, aumentando a intensidade de forma gradativa.

De um modo geral, o importante é que você encare as situações do cotidiano de uma maneira mais positiva, procurando manter sempre o bom humor em eventos difíceis, pois o bom humor auxilia tanto no alivio da tensão como também apresenta um efeito físico que reduz os níveis hormonais do estresse.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *