Como Recarregar a Energia Para Emagrecer?

Você está dormindo mal?

Nos dias de hoje, quando se fala em emagrecimento, muitas questões são postas em consideração: se a alimentação está sendo feita do modo certo, se a prática de atividades físicas se realiza com frequência, além de outros fatores que envolve essa temática. Agora quando o assunto envolve em recarregar a energia, quer dizer, ter bom sono, surge a seguinte dúvida: dormir mal atrapalha no processo do seu emagrecimento? Bom vamos responder a essa e a muitas outras questões que até agora você ficou em dúvida.

Dormir bem consiste em uma das práticas que você deve adotar para emagrecer de forma saudável. Existem algumas evidencias que relacionam o ato de dormir bem com o emagrecimento fazendo assim com que ele seja um fator relevante para a perda de peso. Geralmente as pessoas que não tem uma boa noite de sono, acabam sofrendo de ansiedade por tabela e com isso gastam pouca energia durante o dia pois elas já costumam a acordar bem cansadas.

O sono é uma excelente maneira que o organismo apresenta para estar se recuperando da atividades estressantes e cansativas do dia a dia e se você não consegue dormir como deveria, no dia seguinte seu corpo está completamente desestruturado e sem vigor nenhum. A falta de sono acaba alterando drasticamente a função metabólica do organismo onde essa relação ocorre de maneira totalmente proporcional, ou seja, se você dorme menos, consequentemente sua função metabólica diminui consideravelmente, mesmo se você for uma pessoa que apresenta hábitos de vida saudáveis como uma alimentação saudável ou atividade física regular.

Relação entre a perda de peso e o sono 

Geralmente o nosso apetite é controlado por alguns tipos de proteínas que são responsáveis por elevar ou reduzir a nossa fome. Quando você não dorme bem, as proteínas que incidem sobre o organismo reduzindo a fome são inibidas e com isso você fica com a sensação de insaciedade, o que faz você ter os famosos lanchinhos noturnos. Dessa forma você acaba comendo mais do que deveria e esse fato não ajuda em nada no processo de emagrecimento. Além disso, embora você não imagine mas uma boa noite de sono pode interferir diretamente em vários outros fatores ligados a questão da perda de peso. Iremos citar para você alguns deles e dessa forma você poderá conhecer que dormir bem é importante para emagrecer.

Estresse x Dormir

Um dos principais hormônios produzidos no organismo quando este se encontra em picos de estresse é o cortisol. Esse hormônio está diretamente relacionado a obesidade e quando se encontra em níveis elevados no corpo, causa um aumento do apetite e redução da massa muscular magra. Agora você deve estar se perguntando: mas o que isso tudo tem a ver com a falta de sono?

Bom, geralmente quando nós acordamos de uma longa noite de sono, os níveis de cortisol estão elevados mas são reduzidos com o passar do tempo sendo que o mesmo não acontece para quem não dorme bem. Quando se tem falta de sono os níveis de cortisol ao acordar estão elevados e continuam nesse estado ao longo do dia, fazendo assim com que a manutenção do apetite fique prejudicada e você sinta mais fome durante o dia.

Dormir x Perda de calorias 

Para quem não acredita que dormindo você pode queimar calorias, então pode passar a acreditar pois é a mais pura verdade. Estudos mostram que a falta de sono tem influência sobre os níveis normais de insulina, que é a substancia produzida pelo organismo para garantir que as calorias que ingerimos ao longo do dia sejam efetivamente queimadas e transformadas em energia para o corpo.

Quando não conseguimos dormir o suficiente, a insulina acaba não atuando da forma que deveria em nosso organismo e passa a fazer a atividade inversa do que faria se estivesse atuando da forma correta, ou seja, ao invés de queimar calorias e converte-las em energia para o corpo, a insulina irá transformar as calorias dos alimentos em gordura o que consequentemente aumentará o nosso peso.

Portanto é possível perceber que uma boa noite de sono, onde recarregar sua energia, faz toda diferença quando o assunto é emagrecimento e que de maneira nenhuma você deve deixar esse assunto de lado para que assim possa alcançar o objetivo que tanto deseja, que é a perda de peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *