A Água Pode Ajudar No Seu Emagrecimento?

A água é uma bebida natural extremamente importante. O corpo humano é constituído em sua maior parte por água. Mas, será que essa bebida tão essencial e contribui realmente para o emagrecimento ou será que ela realmente só serve para matar a sede?

Antes de explicar como a água pode ajudar no emagrecimento, é importante falar sobre a qualidade da água que consumimos. Independente da finalidade do consumo, essa água precisa ser de boa qualidade.

Água da torneira ou água mineral?

Quem nunca ficou em dúvida sobre a qualidade da água que recebe pela torneira. Será que podemos consumir essa água com tranquilidade ou devemos ter algum receio sobre ela? Para responder essa pergunta é importante entender minimamente sobre o processo de tratamento de água.

A água passa por várias etapas até chegar a sua torneira. Foram criadas diversas normas nacionais de tratamento de água para garantir que ela fique segura para consumo. Entretanto, é importante lembrar que um dos principais componentes que faz parte da purificação da água é o cloro.

Se consumido em excesso o cloro pode trazer danos à saúde, principalmente relacionados ao câncer. O PH Da água da torneira também pode estar comprometido dependendo de como ela chega na sua casa.

Em contrapartida, a água mineral é isenta de agentes contaminantes e é considerada pura. Outra opção é utilizar filtros – de barro, metal ou plástico – que potencializam esse processo de purificação da água.

Quais os benefícios que a água traz para o corpo?

benefícios de água para emagrecimento

  • Emagrecimento: lembra que no início do artigo levantamos a questão sobre a capacidade de água de auxiliar no emagrecimento? É mais do que comprovado que a água realmente ajuda a emagrecer. Esse líquido não tem calorias e aumenta a saciedade. Dessa forma, você come menos e consequentemente emagrece.
  • Hidratação do corpo: o nosso corpo precisa ter a água que perde reposta. Por isso, é importante que esteja hidratado para que não haja desequilíbrio no corpo. A água é essencial para o bom funcionamento dos órgãos, principalmente do intestino.
  • Elimina toxinas: um dos principais motivos para o aumento de peso é o acúmulo de toxinas maléficas no nosso organismo. Essas toxinas são provenientes de alimentação inadequada, como: alimentos gordurosos, excesso de açúcares, bebidas alcoólicas e etc. Ao beber água você consegue fazer com que essas toxinas sejam eliminadas na urina.
  • Melhora a pele: a descamação da pele é um dos motivos para que apresentemos sinais de envelhecimento rapidamente. A água trabalha diminuindo a descamação celular e renova as células. Ou seja, te proporciona uma pele muito mais bonita e com brilho.
  • Melhora a saúde: diversas doenças podem ser causadas pela dificuldade da absorção dos nutrientes. A água atua justamente aí, auxiliando o organismo a absorver o que realmente é essencial para o corpo. Através da corrente sanguínea a água leva os nutrientes fundamentais até as células, onde eles exercer seu mecanismo de ação.
  • Equilibrar os níveis de glicose: a água ajuda a diluir os alimentos de forma correta, isso é extremamente benéfico, principalmente para os diabéticos.
  • Sistema imunológico: a água potencializa o sistema imunológico fazendo com que você tenha menos chances de ter infecções.

O exercício físico e o consumo de água

Uma das partes principais do emagrecimento é o exercício físico. Entretanto, o que você precisa saber é que além de ter uma dieta pré-treino extremamente balanceada, é preciso investir no consumo de água durante os treinos.

Durante qualquer atividade física o corpo perde muita água e é preciso repor. A sua temperatura interna fica aumentada enquanto você se exercita, com o consumo de água você regula essa temperatura.

Como você pode perceber a água é fundamental não só par ao seu emagrecimento, mas para a manutenção da saúde de modo geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *